Uma equipa é constituída por no mínimo 2 e no máximo 3 participantes.
Um estudante é considerado "elegível" para participante se estiver inscrito numa instituição do ensino secundário, no ano letivo em que se realiza a prova.
Um estudante só pode concorrer por uma instituição.
Um membro da instituição representada deve comprovar a elegibilidade dos participantes.
Cada equipa deverá ter um treinador (um professor) que servirá de representante da equipa antes e durante o concurso.
No máximo, uma instituição pode levar duas equipas ao ToPAS Lx.
Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante aos das outras equipas.
Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e Pascal.
Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às normas standard (ANSI-C ou ISO-Pascal). Será permitido o uso de STL no C++ e dos packages habituais do Java.
Todos os computadores estarão equipados com o sistema Linux (distribuição Ubuntu).
Serão instalados os editores de texto mais populares do Linux (emacs, vi, etc).
As equipas poderão levar todo o tipo de material escrito, estando impedidas de levar material em suporte informático, telemóveis ou calculadoras de bolso.
O trabalho das equipas será desenvolvido localmente em cada máquina. Quando a equipa entender adequado, deverá submeter ao sistema automático de avaliação a sua solução (o programa-fonte) para um dado problema. O ambiente de submissão está integrado no browser.
O concurso tem a duração de 4 horas para tentar resolver 6 a 7 problemas.
Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem de programação.
Quando uma equipa tiver uma proposta de solução dum problema, submete-a ao júri do concurso, que a avalia, dizendo se está certa ou errada. As submissões erradas serão marcadas como tendo ocorrido: "compile time error", "run-time error", "time-limit exceeded", "wrong answer", "presentation error" ou "contest rule violation".
A avaliação das submissões será feita por um sistema automático de avaliação cujo resultado será posteriormente confirmado por um júri constituído por docentes do DI - FCT NOVA.
As equipas são classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos.
Em caso de empate, serão classificadas pelo somatório dos tempos dos problemas resolvidos.
O tempo de um problema resolvido é igual ao tempo passado desde o início do concurso até à sua submissão correta mais uma penalização de 20 minutos por cada submissão errada a esse problema.