FCT NOVA CodingFest - Prémios 2017

09-07-2018

No âmbito da 2ª edição do Movimento Código Portugal foram dez as escolas premiadas por conseguiram resolver os desafios especiais do FCT NOVA CodingFest 2017 com um menor número de blocos de programa.

O FCT NOVA Coding Fest, que foi a atividade principal do Movimento Código Portugal, é uma iniciativa anual da FCT NOVA, que em 2017 se desenrolou exclusivamente na Web, numa sessão global de “Hora de Código”, seguida de um conjunto de desafios que suportaram uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico.

As escolas vencedoras receberam como prémio um robô Ozobot Evo, um tabuleiro CodingFest, oferecidos pela FCT NOVA, e uma visita ao FabLab mais próximo da sua localização, para imprimir no equipamento de corte de lazer, a placa alusiva ao seu lugar na classificação. As sessões de entrega de prémios contaram com a participação de colaboradores dos FabLab, representantes da FCT NOVA e da Direção-Geral de Educação, parceiros do Movimento Código Portugal.

O Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional para a literacia digital e a computação, tendo como objetivo aproximar os jovens, os estudantes e a sociedade em geral em torno do universo científico e tecnológico da informática e da programação de computadores.

O Departamento de Informática da FCT NOVA e o NOVA LINCS são parceiros Movimento Código Portugal, tendo desenvolvido de raiz a plataforma Coding Fest, que pela primeira vez em 2016, possibilitou colocar todas as escolas do país a resolver problemas em conjunto, sendo os resultados agregados por escola e visualizados em tempo real, possibilitando um divertido ambiente de competição.

Escolas premiadas

Escolas do 1º ciclo:

1º lugar: Escola "Ave-Maria"

2º lugar: Externato Camilo Castelo Branco

3º lugar: Colégio Sagrado Coração de Maria - Lisboa

Escolas do 2º ciclo:

1º lugar: Didáxis - Riba de Ave

2º lugar: EB 23 do Estreito de Câmara de Lobos

3º lugar: Externato Champagnat

Escolas do 3º ciclo:

1º lugar: Colégio Dr. Luís Pereira da Costa

2º lugar: Didáxis - Riba de Ave