FCT CodingFest 2017

30-11-2017

"O AstroKid está em órbita no seu foguetão e precisa de ajuda para reparar um satélite atingido por um meteorito. Só o consegue fazer se conseguir chegar ao foguetão, depois de resolver alguns problemas divertidos." É este o desafio de programação e raciocínio computacional colocado a todos os alunos do Ensino Básico em Portugal, durante a semana de 4 a 10 de Dezembro 2017.

Convidamos todos os alunos e professores das escolas do Ensino Básico a participar no desafio FCT CodingFest!

O FCT CodingFest é uma iniciativa anual da FCT NOVA, que em 2017 se desenrola exclusivamente na Web.

A plataforma FCT CodingFest oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, alguns programas que ajudam um pequeno astronauta a cumprir várias missões no espaço. Os problemas apresentados são pedagogicamente adaptados a cada um dos ciclos (1.º, 2.º e 3.º ciclos) do Ensino Básico.

Entre 4 e 10 de Dezembro 2017, o FCT CodingFest é também a atividade nuclear do Movimento Código Portugal para uma sessão global de “Hora de Código”, seguida de um conjunto de desafios que suportam uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico.

As 3 escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que tenham conseguido resolver proporcionalmente mais desafios com um mínimo de blocos de programa irão receber como prémio um robot e a visita ao FABLAB mais próximo da sua localização. Os premiados serão anunciados na sessão de encerramento do Movimento Código Portugal 2017, no dia 10 de Dezembro.