Alunos do básico e secundário aprendem a programar

02-06-2017

ES Alorna
Escola Secundária Marquesa de Alorna

O Departamento de Informática da NOVA recebeu, entre os meses de Fevereiro e Abril deste ano, mais de 200 alunos do 9º ano de escolaridade e do ensino secundário para descobrir e conhecer melhor o que é a informática. As iniciativas desenrolaran-se no âmbito do Programa Vem Ver e outras de responsabilidade social da Escola, promovido pelo DCRE FCT NOVA.

Aos alunos das escolas do ensino secundário que nos visitaram (ES Marquesa de Alorna,  ES Restelo, ES S. João do Estoril, ES Grenoble em França) foi proposta a atividade “Desenvolvimento de Jogos com Python”. Esta atividade permite perceber a lógica de funcionamento de um jogo de computador ou telemóvel e aprender os conceitos básicos de programação usados, construindo um jogo simples a partir de alguns componentes pré-preparados.

Escola Secundária do Restelo

Escola Secundária de Grenoble (França)

Aos mais novos, alunos do 9º ano (St. Dominic's International School, Externato Nossa Sra da Penha de França), foi proposto a realização da atividade "A Hora do Código" (The Hour of Code). "A Hora do Código" é uma atividade desafiante que consiste em resolver puzzles computacionais utilizando uma linguagem de programação visual de fácil aprendizagem, durante uma hora. Os conceitos basilares da programação e computação são introduzidos passo a passo, mostrando quão simples são as ferramentas usadas para a construção de grandes sistemas informáticos.

Externato Nossa Sra da Penha de França

Em Março, o Departamento de Informática recebeu 6 alunos da Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita da Escola Anselmo de Andrade em Almada. Alunos e professores aprenderam a contar e ordenar de modo diferente, através de atividades computacionais - físicas. Essas atividades mostram como é possível promover o conhecimento e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, de uma forma divertida.

UAEM - Escola Anselmo de Andrade em Almada

Da equipa do DI que preparou e realizou todas estas atividades fizeram parte os professores Carla Ferreira, Cármen Morgado, Cecília Gomes, Fernando Birra, Ludwig Krippahl, Sérgio Duarte e Vítor Duarte.