Faculdade

News

Faculdade

Department

Projecto Floresta Limpa explora a inteligência artificial e realidade aumentada na prevenção de incêndios

28-07-2020

O projeto “Floresta Limpa - Vigilância automática e participada das zonas de proteção contra incêndios florestais” liderado pelo NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics vai aplicar técnicas inovadoras de inteligência artificial e realidade aumentada para minimizar o risco e impacto dos incêndios florestais através da contínua monitorização da limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível de incêndios, tal como estipulado legalmente, de forma a proteger vidas humanas, florestas, meio ambiente e bens materiais.

Potenciando os dados resultantes do levantamento de características dos padrões temporais de índices de vegetação, obtidos a partir da informação satélite, através de inteligência artificial e algoritmos de aprendizagem automática, o sistema desenvolvido pelo Floresta Limpa avaliará automática e  regularmente o estado de limpeza das faixas de gestão de combustível de incêndios, assim como a evolução do material combustível de outras áreas de interesse a monitorar recentemente ardidas, desflorestadas ou plantadas, que acabam por contribuir ou funcionar como áreas de contenção da propagação dos incêndios. A informação de deteção remota será combinada e validada com informação recolhida no terreno. Adicionalmente, será ainda integrada uma aplicação para smartphone, explorando realidade aumentada quer na recolha de informação in-situ quer na apresentação de informação, de forma a facilitar e a auxiliar o trabalho e a contribuição das autarquias, autoridades e do público em geral.

O projeto é coordenado por Carlos Viegas Damásio investigador do grupo Knowledge-Based Systems do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), e foi selecionado para financiamento no Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no qual foram selecionados 19 projetos de entre  81 candidaturas avaliadas

Os projetos financiados no âmbito deste concurso têm como objetivo promover a investigação científica e a inovação, permitindo a produção de novos conhecimentos e fortalecendo as competências técnicas, em diferentes áreas importantes para a prevenção e o combate de fogos rurais, numa perspetiva multidisciplinar, e incorporando uma componente de divulgação e de aplicação dos resultados que venham a ser obtidos.

A  equipa do projeto integra ainda os investigadores do NOVA LINCS Fernando Birra e Teresa Romão (Multimodal Systems), João Leitão (Computer Systems), João Moura Pires e Susana Nascimento (Knowledge-Based Systems), em colaboração interdisciplinar no contexto da linha temática “Computing for Sustainability” do Laboratório..

O projeto Floresta Limpa conta com a participação do INESC ID, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA), do Município de Mação e da Navigator Forest Portugal S.A.