A transformação digital da sociedade, a explosão da Internet e a popularização das redes sociais, gera dados digitais de volumes gigantescos em setores chave como a saúde, a administração pública, media e comunicação social, marketing e comércio eletrónico, finanças, energia, ambiente e urbanismo, telecomunicações, indústria farmacêutica e bioinformática.
A área da Análise e Engenharia de Big Data centra-se no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para lidar com grandes volumes de dados, com o objetivo de extrair informação útil. Adquirir, armazenar, gerir, organizar e extrair automáticamente informação útil de "big data" são questões que se colocam nesta área . Assiste-se a uma crescente procura e empregabilidade de especialistas nesta temática que irão desempenhar nos próximos anos um papel cada vez mais interventivo e gerador de valor nos processos de gestão e inovação em todos os domínios da indústria e dos serviços.
O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data visa a formação de analistas, líderes de desenvolvimento de projeto e especialistas em inovação no campo emergente da Ciência de Dados e Engenharia de Dados.
O curso desenvolve competências de processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos computacionais e matemáticos avançados, e metodologias para procurar e encontrar respostas necessárias aos processos de gestão, monitorização, e otimização, ou extrair conhecimento, tendências, correlações, ou previsões, em particular através de aprendizagem automática, inteligência artificial, estatística e suportes computacionais específicos.
Os objetivos do curso estão alinhados com a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030“, nos eixos da especialização (item qualificação e criação de maior valor acrescentado na economia) e de investigação (item big data).
Candidatos com formação ao nível de um 1º ciclo de estudos, possuidores de bases matemáticas e de programação sólidas.
Os especialistas nesta área de Big Data são especialmente procurados pelas empresas e instituições onde são gerados ou são consumidos grandes volumes de dados. Para além das empresas que colaboram na organização do mestrado, podem enumerar-se várias empresas e instituições nas áreas da saúde, administração pública, comércio eletrónico e marketing, finanças, energia, meio ambiente e urbanismo, telecomunicações, média e comunicação social, indústria farmacêutica ou biotecnológica, entre outras, interessadas em profissionais com este perfil.
0903: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia
Ciclo de estudos de mestrado em Análise e Engenharia de Big Data
Créditos: 120 ECTS
Duração: 4 Semestres
O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data é organizado conjuntamente pelos Departamentos de Informática e de Matemática, com a colaboração de várias empresas, nomeadamente na unidade curricular de Seminário e na Dissertação.
Prof. Doutor João Carlos Gomes Moura Pires (Coordenador - Departamento de Informática)
Prof.ª Doutora Paula Alexandra da Costa Amaral (Co-Coordenadora - Departamento de Matemática)
Horário de atendimento: 3ª feira às 17:00H - 18:00H
Os alunos devem mandar um email a indicar o assunto e a solicitar o agendamento.
Número de vagas (Numerus clausus): 25
Podem candidatar-se:
Os candidatos serão ordenados de acordo com:
As aulas são leccionadas, em inglês, no campus da Caparica. O horário de funcionamento do mestrado é diurno. No entanto para permitir a frequência de alunos trabalhadores, está previsto que:
1ª Fase: 3 de fevereiro a 22 de março de 2025
2ª Fase: 2 de junho a 18 de julho de 2025