Aluno do Departamento de Informática finalista do Fraunhofer Portugal Challenge 2023

26-11-2023

Diogo Lavado, Mestre em Engenharia Informática da NOVA FCT, foi um dos vencedores da edição de 2023 do Fraunhofer Portugal Challenge, que teve lugar no passado dia 22 de novembro no Auditório da Biblioteca da NOVA FCT

Esta é a segunda distinção recebida pelo aluno da NOVA FCT este ano. Diogo Lavado já tinha recebido a menção honrosa nos Prémios da REN, com o mesmo trabalho.

“Este trabalho obrigou-me a sair da minha zona de conforto e explorar conhecimentos fora da minha área. Foi bastante desafiador e por isso é com satisfação que vejo o meu trabalho reconhecido por duas instituições de referência, primeiro a REN e agora a Fraunhofer Portugal”, explica o estudante.

Com a apresentação “Leveraging Group Equivariance To Build Geometric Interpretability For Trustworthy Machine Learning”, Diogo Lavado deu a conhecer o projeto inovador de utilizar a aprendizagem automática para melhorar a inspeção e manutenção das redes de transmissão de energia, que lhe valeu o 3.º lugar. A tese de mestrado contou com a orientação das professoras Cláudia Soares (Departamento de Informática da NOVA FCT), e Alessandra Micheletti (UniMi).

Esta foi a 14.ª edição do desafio, sendo uma das raras ocasiões em que a cerimónia não teve lugar nas instalações da Fraunhofer Portugal. Liliana Ferreira, Diretora da Fraunhofer Portugal AICOS, afirmou que a escolha da NOVA FCT para acolher o evento não foi casual. “Reflete o número de vencedores que a NOVA FCT tem vindo a contribuir para este desafio e a sua importância nesta iniciativa”, acrescentou.

“Promovemos na nossa instituição a prática de desafiar os estudantes a superarem-se e a gerarem conhecimento com impacto na sociedade, da mesma forma que este desafio os instiga”, afirmou José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, na sua intervenção.

João Pedro Pinto, da Universidade de Aveiro, foi o vencedor desta edição. Rafaela Timóteo, do Instituto Superior Técnico, arrecadou o segundo lugar.

Esta iniciativa da Fraunhofer Portugal pretende motivar e premiar a investigação com impacto na sociedade através da atribuição de Prémios e Distinções a estudantes e investigadores que contribuam para a filosofia subjacente à visão do FhP-AICOS de "Propor Futuros. Impactar vidas." e a sua missão de criar "Tecnologia Notável, Fácil de Usar".