Faculdade

Notícias

Uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre

30-04-2024

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto Pacto Bioeconomia Azul–Vertical Bivalves (Projeto Nº. C644915664-00000026), financiado pela União Europeia – Next Generation EU através do Plano de Resiliência e Recuperação de Portugal, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Informática.

2. Requisitos de admissão:

À data da candidatura, os candidatos devem deter um mestrado ou um mestrado integrado em Ciências da Computação, Matemática, Bioinformática, Engenharia, ou áreas afins de interesse para o projecto, concedido ou reconhecido por uma Universidade Portuguesa.

No caso de ser selecionado(a), é requerido, no momento da contratualização, a inscrição no programa doutoral ou em curso não conferente de grau académico (p.e. em Curso de formação com investigação e comunicação científica em Engenharia Mecânica e Industrial).

No caso de candidatos que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, apenas pode ser atribuída a bolsa a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações previstas no aviso, um período acumulado de dois anos nesse tipo de bolsa, seguidos ou interpolados. Deverá ser assim apresentada uma declaração de compromisso de honra do candidato em como cumpre este requisito.

O(A) candidato(a) selecionado(a) tem de garantir que está em condições de residir em Portugal e de começar a trabalhar no projeto na data prevista no Ponto 6. do presente Aviso.

Outros requisitos: Formação em técnicas de aprendizagem automática e programação (e.g., Python); conhecimentos de aprendizagem profunda (e.g., tensorflow, pytorch) e análises de séries temporais.

3. Plano de trabalhos: O sector da produção de bivalves é afetado pela contaminação dos recursos marinhos por biotoxinas marinhas produzidas por algas tóxicas, com consequentes perdas económicas graves devido ao encerramento da produção e colheita de bivalves. As actividades a desenvolver fazem parte do projeto Vertical Bivalves WP2, que visa o desenvolvimento de novas ferramentas para prever a contaminação de bivalves pelo surgimento de algas tóxicas. No âmbito deste projeto, o plano de trabalho do investigador inclui as seguintes funções:

a) Implementação de um modelo de previsão de contaminação baseado em aprendizagem automática que extrai e analisa dados de séries temporais de diferentes fontes disponíveis (e.g., dados biológicos e químicos in-situ, imagens de satélite, câmaras no local);

b) Desenvolvimento de software para a previsão da contaminação por biotoxinas;

c) Auxílio na execução das atividades envolvidas no âmbito do projeto, como a elaboração de relatórios e apresentações técnico-científicas periódicas.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas de Investigação aplicáveis a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf ).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Marta Lopes.

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 12 meses, com início previsto para junho de 2024. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1259,64 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. (https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2024/02/Tabela-de-Valores-SMM_atua...).

8. Métodos de seleção:

A selecção do candidato será feita através da avaliação do seu percurso científico e curricular, numa escala de 0 a 10, sendo os seguintes os critérios de selecção e a respetiva ponderação:

a) Carta de motivação e de recomendação (20 %);

b) CV, nomeadamente a adequabilidade da formação na área em que o concurso é aberto (50 %);

c) Entrevista, realizada por videoconferência, para candidatos com classificação no somatório dos critérios a) e b) não inferior a 5, e para os três candidatos com maior classificação (30 %).

Os candidatos que não obtiverem um mínimo de 8 em resultado da avaliação do júri de acordo com os critérios de selecção não serão contratados.

O júri reserva-se ao direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com o perfil adequado.

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Marta Belchior Lopes, PhD;

Vogais Efetivos: Jorge Cruz, PhD, e Ludwig Krippahl, PhD;

Vogais Suplentes: Susana Nascimento, PhD, e Miguel Fonseca, PhD.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico ms.centeio@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 2 de maio de 2024 até 15 de maio de 2024.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail ao cuidado da Doutora Marta Lopes (E-mail: marta.lopes@fct.unl.pt) e cc para j.elias@fct.unl.pt, mencionando a referência da bolsa “Pacto Bioeconomia Azul – BI Mestre” no assunto do e-mail.

A candidatura deve consistir num único ficheiro PDF, incluindo:

a) Carta de motivação e recomendação;

b) Curriculum vitae detalhado (indicando endereço de email e contacto telefónico);

c) Cópia certificado de habilitações* e comprovativo de inscrição num curso de grau académico ou não conferente de grau numa instituição de Ensino Superior**.

d) Outros documentos considerados relevantes.

*No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa.

** No caso de, à data da candidatura, os candidatos não estarem inscritos num curso não conferente de grau académico numa instituição de ensino superior, devem os mesmos apresentar declaração sob compromisso de honra em como são elegíveis para inscrição nessa mesma oferta formativa, sendo que em fase de contratualização ser-lhes-á exigido que apresentem o comprovativo de inscrição. No caso de candidatos com o grau de mestre que se encontrem inscritos em curso não conferente de grau académico, a bolsa apenas pode ser atribuída se o candidato não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações previstas no aviso, um período acumulado de 1 ano, seguido ou interpolado, nesse tipo de bolsa.