Altran e DI-NOVA LINCS lançam a “Academia Big Data”

 

Como é que as empresas podem utilizar melhor o imenso volume de informações que recebem diariamente, agregando valor para o seu próprio negócio e para os consumidores?
As tecnologias de Big Data permitem organizar e analisar qualquer volume e variedade de dados para obtenção de informação em tempo real, apoiando as empresas na tomada de decisões e direções estratégicas de negócio.

Reconhecendo a crescente importância do Big Data e da necessidade de formar especialistas e reforçar competências nestas áreas, a consultora Altran, em parceria com o Departamento de Informática e o NOVA LINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), lançou a "Academia Big Data".
Na sua primeira edição, a "Academia Big Data" contou com um conjunto de especialistas e docentes da FCT-NOVA para um programa de um mês intensivo, destinado a recém-diplomados nas áreas da Engenharia, nomeadamente Informática, Electrotécnica, Física e Biomédica. Participaram nesta edição 18 consultores de diversas áreas, dos quais 14 foram integrados nas equipas da consultora Altran, em Lisboa e no Porto.

A 'Academia Big Data' da Altran contribui para o desenvolvimento das competências técnicas dos estudantes de hoje, que serão os profissionais de amanhã. Programas como este são cruciais para criar especialistas em áreas emergentes como o Big Data Analytics, que necessitam de combinar um conhecimento tecnológico muitíssimo forte com a compreensão profunda dos seus domínios de utilização", refere Luís Caires, diretor do NOVA LINCS da FCT-NOVA. A acção tem sido coordenada por João Moura Pires, investigador do grupo de Knowledge Based Systems do NOVA LINCS, e também contou com a participação de investigadores dos grupos de Multimodal Systems (João Magalhães), Computer Systems (Nuno Preguiça e Sérgio Duarte) e Knowledge-Based Systems (José Alferes, Carlos Damásio, e Ludwig Krippahl), seus colaboradores, e especialistas da Altran.

A segunda edição da "Academia Big Data" irá decorrer no primeiro trimestre de 2017, estando previsto um total de 10 edições.

MEDIA

Altran forma em Big Data | Expresso, 30-12-2016

Altran aposta na formação em Big Data | IT Insight Online, 29-12-2016

Altran e FCT-UNL criam Academia Big Data | ComputerWorld Online, 29-12-2016

Altran forma engenheiros especializados em Big Data Analytics | RH Online, 28-12-2016

Altran forma engenheiros especializados em Big Data Analytics | BIT Magazine Online, 27-12-2016

Altran parceira da Divergent em impressão 3D | ComputerWorld Online , 02-01-2017