250 alunos do Básico na FCT Coding Fest 2016

28-11-2016

FCT Coding Fest

Pedro e Leonor, sentados lado a lado em frente a um computador discutem sobre como compor alguns coloridos blocos de código de forma a comandar um pequeno monstro faminto num labirinto e ajudá-lo a encontrar as suas bolachas preferidas.

Tudo isto se passa nos laboratórios da FCT NOVA onde cerca de 250  alunos de 10 escolas do ensino básico, acompanhados pelos seus professores e alguns pais, participam no FCT  Coding Fest 2016, iniciativa da FCT NOVA através do seu Departamento de Informática e NOVA LINCS.

Todos os alunos participaram numa divertida atividade “A Hora de Código” seguida de um concurso entre as escolas participantes, tendo sido os vencedores por ciclo as escolas EB N1 de Telheiras (1º ciclo), Colégio Militar (2º ciclo) e Colégio Campo de Flores (3º ciclo). No fim da atividade foram utilizados nada mais que 9839 blocos na resolução de 1471 desafios por 243 alunos de 10 escolas!

Durante o atividade e concurso, mais de 160 professores, responsáveis educativos, pais e outros convidados especiais, assistiram à palestra "Computing Science for Every Child: England's experience" apresentada por Duncan Maidens, Birmingham University e membro da organização Computing at School.

Como referiu Duncan Maidens, o pensamento computacional é algo que as pessoas (não computadores) podem fazer, uma competência ubíqua, útil em todas as profissões e no dia a dia de todos, uma nova literacia para o século XXI que fomenta a empregabilidade na sociedade do conhecimento e da inovação.

A FCT Coding Fest 2016 integra o "Movimento Código Portugal"  e serviu de palco ao lançamento oficial desta grande iniciativa nacional pela Senhora Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Fernanda Rollo, Senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa, e Senhor Secretário de Estado, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Cabrita.