FCT NOVA Girls in ICT 2017

 

O evento FCT NOVA Girls in ICT 2017 enquadra-se no âmbito do "International Girls in ICT Day" e, mais geralmente, nos vários e bem conhecidos movimentos internacionais em curso na atualidade, que visam promover o desejado equilíbrio de géneros na áreas profissionais ligadas às TIC e Informática.

O movimento Girls in ICT e outros como "Women in Computing" e "TechnovationChallenge", visam aumentar a visibilidade das áreas da Informática junto de jovens mulheres, frequentemente a nível de estudantes do ensino secundário. Universidades e associações no mundo inteiro como Stanford e a ECWT promovem esta atividade de disseminação e responsabilidade social, muitas vezes através de núcleos de estudantes. É este também o grande objetivo do FCT NOVA Girls in ICT 2017.

No dia 26 de Abril, o Departamento de Informática da NOVA lança a turmas de equipas mistas de estudantes do ensino secundário, com equilíbrio perfeito de género, um convite e um desafio: participar numa divertida atividade de sensibilização à programação, e assistir a uma conversa painel por profissionais na área da informática, em diversas fases da carreira, diferentes responsabilidades, e diferentes faixas etárias.

Programa


14:30 - Departamento de Informática

Atividade CodeGirl -  Ms. Pac-Man

15:45 - Grande Auditório  FCT NOVA

Sessão Plenária -  Abertura

Luis Caires, Presidente do Departamento de Informática
Fernando Santana, Diretor da FCT NOVA
Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

Painel - Perspetivas sobre a Profissão em Engenharia Informática

Moderadora: Teresa Romão, Departamento de Informática

Madalena Quirino, co-fundadora do DI FCT NOVA, Célia Reis, CEO Altran, Carmo Palma Managing Director, Novabase, Laetitia Mendes, Head of Customer Experience, Omknee, Marlene Vitorino, Business Intelligence Specialist, Ana Simão, estudante MIEI.

16:45  - Apresentação Desafios Informáticos

Carla Ferreira, Departamento de Informática
Atividades de Divulgação Científica em Informática

Armanda Rodrigues, Departamento de Informática
Destaque CodeGirl: Technovation Challenge

17:15  - Encerramento