Faculdade

Notícias

Ciência Viva no DI: Vem descobrir o que é a Inteligência Artificial!

02-08-2019

O Departamento de Informática e o NOVA LINCS receberam, durante o mês de Julho, 40 jovens estudantes do 9º ao 12º anos de escolaridade para o estágio científico “Vem descobrir o que é a Inteligência Artificial!” na Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA.

Neste estágio os alunos tiveram a oportunidade de explorar as diversas vertentes da inteligência artificial e o impacto que esta pode ter na sociedade. Desde a ciência e análise dos dados, passando pelo raciocínio e aprendizagem automáticos, o mundo da inteligência artificial foi sendo descoberto por todos os participantes, que apreenderam não só como funciona, mas também como a usar ativamente para resolver problemas concretos.

O estágio foi organizado numa sequência de atividades que combinam a utilização de ferramentas de domínio público e profissionais, bem como atividades de introdução à programação, que no final do estágio levaram à construção de um sistema interativo e inteligente.

Este estágio inseriu-se na iniciativa “Criar Futuro”, lançado este ano no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, tendo como objetivo responder ao desafio de promover uma maior literacia dos jovens nas aplicações científicas e sociais da inteligência artificial, ciência de dados e aprendizagem automática em todas as áreas do conhecimento.

Créditos

Investigadores / Docentes / Postdocs

Bernardo Ferreira, Carla Ferreira, Carmen Morgado, João Costa Seco, João Leitão, João Leite, Ludwig Krippahl, Luís Caires, Matthias Knorr, Miguel Goulão, Pedro Medeiros, Ricardo Gonçalves, Vítor Duarte.

 

Estudantes Mestrado e Doutoramento

André Trindade, Catarina Gralha, Gabriel Botelho, Guilherme Fonseca, Inês Fernandes, Joana Parreira, Joana Pereira, Manuel Ribeiro.

 

Suporte Administrativo, Técnico, Comunicação

Anabela Duarte, Bruno Machado, Joana Dâmaso, Susana Pereira

 

Semana de 01 a 05 de julho

 

Semana de 22 a 26 de julho