Faculdade

Notícias

Investigadores do NOVA LINCS ganham Prémio Arquivo.pt 2019

12-07-2019

Flávio Martins e André Mourão, investigadores do NOVA LINCS – NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics – conquistaram o segundo lugar no concurso Prémio Arquivo.pt 2019, com o seu trabalho “Revisionista.pt — Des·cobre as notícias.” O recentemente lançado Revisionista.pt é uma plataforma de análise global da imprensa portuguesa que permite revelar alterações que possam ter sido feitas em notícias, após a sua primeira publicação. 

Com esta nova ferramenta, é possível ver o histórico de revisões de cada artigo, desde a sua versão original até à versão mais recente. Adicionalmente, é ainda possível pesquisar no texto editado e analisar as estatísticas de como são as edições para os diferentes jornais. Para isso, a ferramenta utiliza novas técnicas de processamento de linguagem natural e algoritmos de inteligência artificial, para encontrar e classificar automaticamente as alterações em várias categorias.

Os Prémios Arquivo.pt 2019 foram entregues pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no dia 8 de julho, durante a sessão de abertura do “Ciência 2019 — Encontro com a Ciência e Tecnologia” que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa. O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo premiar anualmente trabalhos inovadores que utilizem informação histórica preservada na Web e que utilizem os serviços de pesquisa e acesso disponibilizados publicamente pelo Arquivo.pt. O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. 

Muitos parabéns ao Flávio Martins e André Mourão!