Departamento de Informática e NOVA LINCS no Ciência 2019

19-07-2019

O Ciência 2019 foi para o Departamento de Informática e o NOVA LINCS um evento de celebração da sua investigação científica de excelência.

Neste encontro anual de ciência em Portugal, Luís Moniz Pereira, Professor Catedrático (emeritus) da FCT NOVA, Departamento de Informática, e investigador do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS) foi distinguido com a Medalha de Mérito da Ciência 2019.

A medalha de mérito científico destinase a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal. Luís Moniz Pereira foi presidente fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e um dos investigadores pioneiros e proeminentes na área no País.

Neste evento, os jovens investigadores do NOVA LINCS, Flávio Martins e André Mourão, receberam o segundo lugar no concurso Prémio Arquivo.pt 2019, com o seu trabalho “Revisionista.pt — Des·cobre as notícias”. O recentemente lançado Revisionista.pt é uma plataforma de análise global da imprensa portuguesa que permite revelar alterações que possam ter sido feitas em notícias, após a sua primeira publicação. O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo premiar anualmente trabalhos inovadores que utilizem informação histórica preservada na Web e que utilizem os serviços de pesquisa e acesso disponibilizados publicamente pelo Arquivo.pt.

O Encontro Ciência 2019 é o maior encontro de Ciência e Tecnologia de Portugal, refletindo os principais temas e desafios que orientam a atividade da comunidade científica portuguesa, e que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, entre 8 e 10 de julho.

O Departamento de Informática e o NOVA LINCS participaram no programa do Encontro Ciência 2019, com três comunicações, três demonstrações de atividades de I&D e quatro trabalhos de alunos de doutoramento, que foram apresentados sob a forma de posters.

Comunicações

João Costa Seco, Software that writes code: towards a paradigm shift in software development. (Ver apresentação)

João Leite, Artificial Intelligence: Beyond Deep Learning.

Teresa Romão, Immersive Gaming and Entertainment for Awareness and Information Access.

Demonstrações

Nuno Preguiça, Albert Linde, Pedro Fouto – H2020 Lightkone Legion - peer to peer data sharing.

João Magalhães, David Semedo – H2020 Cognitus - social media stream analytics.

Ivo Anjos, João Freire – BiovisualSpeech.

Posters de alunos de doutoramento

Catarina Gralha, Quality evaluation of requirements models: the case of goal models and scenarios. (Ver poster)

David Semedo, Temporal Cross-media Retrieval. (Ver poster)

Ivo Anjos, Automatic classification of sibilant consonants and assessment of stigmatism. (Ver poster)