Faculdade

Ensino

Testemunhos


 

Alguns testemunhos de alunos e ex-alunos do Departamento de Informática.

"É um curso que valoriza o raciocínio lógico e que desafia os nossos limites. Em Engenharia Informática descobri um curso ao qual sinto que pertenço"

  

Joana Parreira

Como aluna de 2º ano

Mestrado Integrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

 Prémio melhor aluna MIEI 16-17

"O curso de Engenharia Informática na FCT NOVA é completo, acessível e diversificado. As cadeiras são interessantes e ao final do 1º ano já fui capaz de aprender a fazer jogos e aplicações, tudo através da aprendizagem que nos é dada. O ambiente é excelente, os professores ajudam e preocupam-se com os alunos, e as cadeiras abordam temáticas interessantes. Estando perto da conclusão do curso já fui abordado por dezenas de empresas, dado o bom nome que a FCT tem, assim como a enorme procura que existe por engenheiros informáticos."

Pedro Cabaço

Como aluno de 4º ano

Mestrado Integrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

 

"Visitar as faculdades enquanto aluno do secundário é importante? Sim, no meu caso foi crucial.  Estava indecisa, mas após visitar o Departamento de Informática da FCT, deixei de ter dúvidas. Hoje posso afirmar que foi a opção perfeita. O ensino é inovador, é exigente, mas oferece todas as bases necessárias para nos adaptarmos a qualquer situação e ambiente. A integração foi fácil, o espírito de entreajuda encontra-se em cada canto desta casa e a todos os níveis. Os professores são 5 estrelas, estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e apoiar novas iniciativas. O ambiente entre colegas é fenomenal, qualquer um deles, conhecido ou desconhecido, está sempre pronto a ajudar. Fazemos amigos para a vida. Como se tudo isto não fosse suficiente, o Departamento proporcionou-me participar numa série de actividades que me ajudaram a crescer enquanto pessoa e futura trabalhadora.

Mestrado Integrado em Engenharia Informática na FCT foi a escolha certa".

  

Joana Pereira

Como aluna finalista

Mestrado Integrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

"A Engenharia Informática na FCT é um curso que nos permite adquirir excelentes competências essenciais de engenharia, isto graças aos diversos desafios de projetos e trabalhos propostos em cadeiras leccionadas por um corpo docente ótimo e bastante profissional, levando os alunos a fazer cada vez mais e melhor."

André Rodrigues

Como aluno finalista

Mestrado Integrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

 

 

"Quando ingressei na FCT vinha de outra área que não me satisfez, e logo no primeiro semestre ficou claro para mim que estava no sítio certo. O curso é interessante e está muito bem estruturado. Logo ao fim da licenciatura já me sentia preparado para trabalhar com ferramentas/tecnologias que não conhecia, pois já tinha as bases necessárias. O 3º ano é muito importante neste aspecto, pela oportunidade de estágio/projecto/investigação que nos leva mais além do que aprendemos e nos permite testar as nossas capacidades. O mestrado é um aprofundamento de conhecimentos.

Na FCT destaco o espírito académico, que é fantástico, e especificamente no DI destaco a proximidade e o apoio dos professores aos alunos."

  

Sérgio Tavares

Como aluno de 4º ano

Mestrado Integrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

Hobbies: escalada 

" A FCT foi uma segunda casa durante 5 anos, onde vivi um ambiente fantástico, desfrutei do seu campus (o verde envolvente faz toda a diferença no fim de uma longa aula), e fui acolhida por um grupo de docentes espectacular, com uma relação muito próxima com os alunos. Numa área ampla como Informática é raro uma pessoa saber tudo sobre tudo, mas o curso permite-nos adquirir as bases necessárias para aprender por nós próprios novos conceitos ou tecnologias, No final, começamos a sentir-nos mais atraídos por uma área específica a qual vamos aprofundando. É um curso que exige dedicação, mas que graças ao espírito de equipa sempre presente torna-se gratificante, e que no fim nos permite criar soluções para problemas reais. "

Sara Gonçalves

Como aluna finalista

Mestrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

Intern, 2014

  

"Quando estava no secundário e me decidi a procurar um curso na área da Engenharia Informática falei com vários colegas e vários amigos. A minha primeira escolha foi a Licenciatura em Engenharia Informática da FCT UNL. A formação em Engenharia Informática da NOVA foi fundamental para a minha carrier profissional porque me deu as ferramentas, o conhecimento e a confiança para enfrentar com sucesso o mundo do trabalho, a nível nacional e internacional."

  

Marlene Vitorino

Mestrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

Business Intelligence Analyst

Google, Ireland, 2014                                                 

"A FCT tem um ambiente espectacular, com imenso espaço, sítios para relaxar e conviver, e fica a 5 minutos da praia!! Temos um contacto muito próximo com a maior parte dos professores, o que torna o ambiente mais saudável e atractivo. Enquanto a Licenciatura nos dá um conjunto amplo de conhecimentos base, importante para a nossa formação, o Mestrado ensina-nos a resolver problemas reais e a gerir um projecto desde a análise do problema até ao desenho da sua solução e à implementação da mesma. Muito mais do que qualquer "hard skill" que possamos adquirir no curso, esta metodologia de trabalho é fulcral no mundo empresarial permitindo-nos abordar e decompor qualquer tipo de problema que nos seja proposto. Finalmente, mas não menos importante, é bastante fácil conciliar o curso com saídas, namoradas ou quaisquer outros interesses =)"

Vasco Pessanha

Mestrado em Engenharia Informática, FCT NOVA

Engenheiro de Software

OutSystems, Portugal, 2013

Hobbies: Futebol, Guitarra, Praia

 

"Enquanto aluno de Engenharia Informática na NOVA explorei um leque extensivo de temas e disciplinas, sempre acompanhado de uma equipa lectiva extremamente competente e de colegas cujas amizades e contactos acompanham-me até ao dia de hoje. No final senti-me na posse de um grau académico de reconhecimento internacional que posso apresentar e usar com orgulho. Após um periodo de estudo no estrangeiro e concluídos 2 anos de actividade professional, estou convencido que a FCT UNL foi uma grande chave que abriu muitas portas ao longo do meu caminho tanto pessoal como profissional."

  

João Moreno

Licenciatura em Engenharia Informática, FCT NOVA

Engenheiro de Software

Microsoft, Zurique, 2013