Faculdade

News

Faculdade

Department

Technovation Portugal 2018 na FCT NOVA

07-06-2018

Enquadrado no âmbito de vários e bem conhecidos movimentos internacionais, tal como o movimento Girls in ICT, Women in Computing e Code Girl, que visam promover o desejado equilíbrio de géneros nas áreas profissionais ligadas às TIC e Informática, o Departamento de Informática da FCT NOVA associou-se ao Technovation Challenge como Embaixador Regional, desafiando, pela primeira vez, raparigas portuguesas a concorrer ao programa.

O Technovation Challenge é o maior concurso Global de empreendedorismo tecnológico para raparigas entre os 10 e os 18 anos. Tem como objetivo primordial motivar jovens adolescentes do sexo feminino a considerarem uma carreira na área das tecnologias. Pela primeira vez este ano, equipas residentes em Portugal seguiram o currículo do concurso e submeteram os seus trabalhos com sucesso.

O desafio consistia em identificar um problema na sua comunidade e desenvolver uma aplicação móvel com o objectivo de ajudar a solucionar esse problema.   

Na primeira edição do Technovation Portugal  foram sete as equipas portuguesas que submeteram os seus trabalhos ao concurso global!

Três destas equipas vieram à FCT NOVA apresentar as aplicações desenvolvidas numa sessão pública que teve lugar no dia 30 de Maio de 2018.

As equipas partilharam a sua primeira experiência no Technovation Challenge, desde o surgimento da ideia até ao desenvolvimento e concretização da aplicação, com uma audiência composta maioritariamente por jovens alunas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Equipa: MAKE APP'N


Equipa: Inner-Ego


Equipa: Interact

O evento teve como convidada especial Susana Sargento, investigadora e empreendedora portuguesa que ganhou o 1º Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016. Susana Sargento falou sobre o seu percurso pessoal, académico e profissional.

Susana Sargento, U. Aveiro, Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016

Filipa Peleja, Doutorada em Engenharia Informática pela FCT NOVA em 2015, e Joana Pereira, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da FCT NOVA, deram o seu testemunho como jovens mulheres integradas nas áreas das TIC.

Parabéns a todas as jovens que aceitaram o nosso desafio e que permitiram o sucesso desta primeira edição do Technovation Portugal!