Expo FCT 2017 @ DI: Vem imaginar o futuro da Revolução Informática!

08-05-2017

Para os mais de 2 mil estudantes do secundário que visitaram este ano o Departamento de Informática na Expo FCT, foram muitas as novidades.

Pela primeira vez foi organizada a exposição "Vem imaginar o futuro da Revolução Informática!", uma mostra de trabalhos feitos de forma independente por alunos de Engenharia Informática da NOVA.  Nesta exposição, os visitantes tiveram a oportunidade de perceber como, ainda enquanto alunos do curso, é possível transformarem as suas ideias mais criativas em sistemas que funcionam a sério!

Para além desta exposição tivemos mais três novas atividades na Expo FCT.

O Pac-Man Multi-Jogador, uma versão do jogo clássico que usa uma nova tecnologia desenvolvida por um aluno do curso, que permite a vários jogadores jogarem coletivamente através do seu browser.

Jogos para terapia da fala, em que o jogador tem que controlar as personagens com a voz. Este jogo demonstra como se pode integrar exercícios de terapia da fala em jogos de computador para motivar as crianças durante as sessões de terapia.

A plataforma CodingFest, desenvolvida no Departamento de Informática para o Movimento Código Portugal, foi adaptada ao contexto da Expo, possibilitando a centenas de alunos de 72 escolas resolvem 1.955 problemas de programação, usando 14.245 blocos de código durante as 5 horas em que esteve mais ativa.

Os nossos visitantes puderam experimentar também outras atividades, desde os famosos jogos do Pong, Snake AR e NovaEmotions, às actividades de programação (Mundos Virtuais, Aplicações na Web, Robots à Solta), passando pela informática artesanal e pela inteligência artificial.

A lista completa de atividades pode ser encontrada aqui.

Os estudantes do Núcleo de Informática participaram também na Expo FCT no DI com a actividade FCT Campus VR, permitindo uma visita virtual ao Campus da Faculdade.

O sucesso das várias edições da Expo FCT no DI deve-se à colaboração de uma equipa fantástica, este ano coordenada localmente pelos professores Ludwig Krippahl e Teresa Romão, envolvendo diversos docentes e 112 alunos do Departamento.