Edital para atribuição de uma bolsa de Investigação

20-03-2017

EDITAL PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

O Departamento de Informática pretende atribuir uma Bolsa de Investigação para Licenciado (BI) no âmbito da operação PRODER SAFEBRÓCOLO Nº 57155 financiado através do Programa para o Desenvolvimento Rural (PRODER):

Área Científica: Informática / Software

Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Informática. Bons conhecimentos de língua inglesa.

A ausência de qualquer dos requisitos anteriores constitui fator de eliminação.

São fatores preferenciais: frequência de Mestrado em Engenharia Informática, entusiasmo pela investigação científica e interesse nas áreas da agroinformática e boa capacidade de trabalho em equipa. Os conhecimentos de técnicas de visualização e de ferramentas/bibliotecas para análise de dados em Python e/ou R é condição preferencial.

Plano de trabalhos: O candidato irá implementar um conjunto de rotinas de processamento de dados meteorológicos para gerar cartas de risco para a ocorrência da praga Delia Radicum e da doença Alternariose da cultura do brócolo a partir de modelos matemáticos definidos pelos parceiros do projeto. Adicionalmente, irá desenvolver software para visualização interativa dessas cartas na plataforma desenvolvida para o projeto e sua integração na plataforma. Para a construção das referidas cartas poderá ser necessário estimar alguns dos parâmetros recorrendo a modelos de aprendizagem automática, que terão de ser devidamente construídos e validados, sendo nesse caso também de incluir formas de estimar e ou visualizar o erro dos modelos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013 (Regulamento n.º 326/2013)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Carlos Viegas Damásio.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em maio de 2017. A atividade a desenvolver será exercida em regime de exclusividade, com base no regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O Bolseiro usufruirá de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontre abrangido por qualquer regime de proteção social, pode assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: numa primeira fase, será feita uma classificação (numa escala de 0 a 20) tendo em consideração a) avaliação curricular (25%) e b) experiência relevante para a execução do projeto (25%). Os três candidatos melhor classificados (desde que com classificação superior a 7 valores) poderão ser convocados para uma entrevista, que a terá um peso de 50% na classificação final. A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Carlos Viegas Damásio, Professor Associado, DI/FCT/UNL
Vogal: João Moura-Pires, Professor Auxiliar, DI/FCT/UNL
Vogal: Armanda Rodrigues, Professor Auxiliar, DI/FCT/UNL
Vogais suplente: José Júlio Alferes, Professor Catedrático da FCT/UNL e João Leite, Professor Auxiliar, DI/FCT/UNL

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, sendo o candidato aprovado notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de março de 2017 a 13 de abril de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações (se exterior à Faculdade de Ciências e Tecnologia).

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9:00 às 17:00 no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, ou remetidas por correio electrónico para a secretaria do Departamento de Informática (di.secretariado@fct.unl.pt).

DI-FCT-UNL, 16 de março de 2017