Faculdade

Notícias

Apps e jogos interativos na Noite dos Investigadores

21-10-2016

NEI

Criar facilmente aplicações, ou "Apps", para um smartphone, sem usar linguagens de programação complexas e experimentar um jogo interativo para ajudar crianças na terapia da fala, foram as duas atividades proporcionadas pelos investigadores do NOVA LINCS, João Costa Seco e Sofia Cavaco, aos que visitavam o Museu da Ciência, em Lisboa, na Noite Europeia dos Investigadores.

 

Sofia Cavaco lidera o projeto de investigação “BioVisualSpeech” que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma, usando técnicas de interação homem máquina e aprendizagem automática, que inclui jogos de computador para exercícios que normalmente são feitos em sessões de terapia da fala para crianças. Esta plataforma permite por um lado promover a melhoria do desempenho de crianças com distúrbios da fala, mantendo-as interessadas no exercício de modo a que as sessões de terapia sejam mais eficazes. Por outro lado pretende fornecer ao terapeuta um sistema de apoio à decisão para planear futuras sessões de terapia e monitorizar o progresso das crianças. Durante a Noite dos Investigadores, crianças e adultos puderam experimentar um destes jogos interativos em que um pássaro azul, a personagem do jogo, é controlado pela voz da criança.

João Costa Seco investiga ambientes de programação interativos e inteligentes que permitem desenvolver aplicações sempre prontas a utilizar, através de pequenas modificações, sem os chamados bugs. No Museu da Ciência demonstrou uma ferramenta criada para que pessoas não especialistas consigam construir facilmente as suas próprias “Apps”.

A participação do NOVA LINCS no programa de atividades da Noite Europeia dos Investigadores para além de aproximar o público em geral da ciência e engenharia informática, permitiu também mostrar a importância e o impacto que a área da informática pode ter na melhoria da sua qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da Comissão Europeia que se traduz numa série de atividades que decorrem simultaneamente em diversas cidades europeias na última sexta-feira de Setembro e que este ano teve lugar no dia 30 de Setembro.

Destaque notícias:

“Entram aqui princesas, saem cientistas” | Expresso
Entrevista em direto a Sofia Cavaco | Antena1

“Noite dos Investigadores” aproxima cientistas da população | SIC Notícias