Faculdade

Notícias

Investigador NOVA LINCS, Matthias Knorr, vence Prémio Científico IBM 2015

27-05-2016

“Raciocínio Eficiente combinando Regras Não-Monótonas e Ontologias para a Web Semântica” é o título do trabalho de Matthias Knorr, vencedor da 26ª edição do Prémio Científico IBM.

A investigação de Matthias Knorr visa dar mais um passo na área da inteligência artificial, mais especificamente na Representação de Conhecimento e Raciocínio (RCR), e da Web Semântica, através da utilização inteligente de informação estruturada e distribuída pela Web.

Hoje em dia, a Web disponibiliza enormes quantidades de informação e conhecimento com diferentes formas de estruturação e complexidade, desde o conhecimento organizado em hierarquias até ao conhecimento que permite representar e raciocinar sobre exceções. Grande parte deste conhecimento é representado em linguagens estandarizadas para facilitar a sua criação e reutilização entre aplicações, empresas e comunidade. Estas linguagens estandarizadas têm sido exploradas com sucesso, por exemplo, no desenvolvimento de produtos, desenho de aviões, na área da saúde e da biologia, e até pelo IBM Watson, aquando da sua vitória no Jeopardy.

O trabalho premiado representa um avanço do estado-da-arte, desenvolvendo a teoria, os métodos e ainda uma ferramenta que permite o raciocínio sobre a integração de várias bases de conhecimento de forma muito eficiente, algo que é crucial tendo em conta os grandes volumes de informação e conhecimento disponíveis atualmente.
Matthias Knorr, de 35 anos, é doutorado em Engenharia Informática pela FCT NOVA, é investigador do Grupo de investigação Knowledge-Based Systems do NOVA LINCS.
“É uma honra para mim receber o Prémio IBM e poder desta forma contribuir para a disseminação do trabalho de investigação que desenvolvemos, aumentando o seu impacto”, revelou Matthias Knorr.

A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990, com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento aplicado às Ciências da Computação e Tecnologias de Informação. Este prémio, pretende motivar jovens investigadores em Portugal a divulgarem os seus projetos, fomentando o relacionamento entre as comunidades empresarial, académica e de investigação científica.