DI e NOVA LINCS promovem mais uma iniciativa sobre Computational Thinking

20-05-2016

No dia 6 de Maio teve lugar na FCT NOVA o Seminário "Pensamento Computacional: a literacia do século XXI. Uma perspetiva inter-disciplinar”, promovido pelo Departamento de Informática e pelo NOVA LINCS, para os professores do ensino secundário.

O programa contou com um painel de três oradoras convidadas, Fernanda Ledesma (Presidente da Associação Nacional de Professores de Informática - ANPRI), Sandra Costa Macedo (Responsável de IT & Computational Thinking na escola O Parque Bilingual Schools) e Sofia Reis (Professora de Informática da Escola Secundária Emídio Navarro), que nos vieram falar sobre a sua experiência de ensino na área da Informática.

Participaram neste seminário 30 professores de diversas escolas do ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo, demonstrando o interesse do tema para a comunidade educativa.

Esta sessão sobre o pensamento computacional insere-se no âmbito da iniciativa do DI e do NOVA LINCS em promover e divulgar a importância das competências internacionalmente conhecidas pela expressão “Computacional Thinking”, lançada por ocasião da Distinguished Lecture 2015 sobre esse tema, proferida por Jeannette M. Wing, Vice-Presidente da Microsoft Research (EUA), em Novembro de 2015 pela altura da comemoração dos 40 anos do Departamento de Informática.

Sofia Reis (Professora de Informática da Escola Secundária Emídio Navarro)