NOVA LINCS e BBC investigam futuras plataformas de conteúdos UHD

01-04-2016

O projeto COGNITUS, a decorrer até Dezembro de 2018, tem como objetivo explorar novos cenários onde a produção e transmissão convencionais de conteúdos UHD (Definição Ultra Alta) são combinados de forma inteligente com novas formas e formatos, como por exemplo o YouTube, em que os conteúdos são produzidos pelos próprios utilizadores. Tendo como ponto de partida a utilização destes conteúdos gerados pelos utilizadores, o projeto visa a criação de novas experiências interativas de visualização de conteúdos multimédia através de demonstrações em grandes eventos, como concertos de música e eventos desportivos, envolvendo o próprio público.

Os investigadores João Magalhães (Investigador Principal) Nuno Correia e Sofia Cavaco do Grupo Multimodal Systems do NOVA LINCS, fazem parte da equipa de investigação do projeto. COGNITUS é um consórcio financiado pelo programa Horizonte 2020, liderado pela BBC e que envolve diversos parceiros europeus: BBC (UK), Forthnet (Grécia), Queen Mary University of London (UK), NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics from FCT NOVA (Portugal), VITEC (UK), FORTH-Institute of Computer Science (Grécia), ARRIS-Pace (França).