SONAE colabora em UC do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da NOVA

01-07-2015

"Projeto integrador" é uma unidade curricular opcional do 6º semestre do MIEI, onde os alunos são confrontados com um desafio real, e cuja resposta constitui um projecto de informática de média dimensão. Cada um dos grupos de 3 ou 4 alunos define o projecto que é desenhado e desenvolvido durante o semestre. (Para mais informações sobre a unidade curricular ver aqui.

Em todas as edições anteriores o desafio é lançado pela equipa docente. Na edição de 2014/15 o desafio foi lançado por um parceiro DI: a SONAE.  O João Almeida (Business Partner Analyst) e o João Guerra (Innovation Analyst) apresentaram o desafio seguinte: "Como melhorar a experiência do cliente (ou potencial cliente) da WORTEN esbatendo a separação entre os canais digitais da WORTEN e as Lojas". Na sessão onde o desafio foi apresentado ao alunos foi projectado este pequeno filme que resume o desafio.

Usando técnicas de "Design Thinking" (com o apoio do Pedro Janeiro da NOVABASE) os alunos realizaram inúmeras entrevistas aos clientes e funcionários de duas lojas WORTEN, e cada grupo definiu o problema que considera importante resolver e propôs uma solução. Estão neste momento a finalizar a implementação das respectivas soluções.

A 6 de Julho irão fazer a apresentação pública das soluções para fins de avaliação académica. A 8 de Julho as 10:30 haverá uma sessão para premiar o melhor trabalho desta edição de projeto integrador.