Estudante do MIEI Pedro Ferreira vence prémio “Future Ideas” 2015

15-06-2015

Pedro Ferreira, mestre em Engenharia Biomédica pela FCT UNL (2014) e actualmente estudante do 2º ciclo do Mestrado Integrado em Engenharia Infornática  foi distinguido com o primeiro lugar no concurso “Future Ideas” 2015 na área Future Health.

O trabalho contribuiu para a diminuição do tempo de reconstrução da imagem necessária  na detecção de cancro da mama (tomossíntese mamária). Uma das inovações reside no uso de computação paralela realizada por GPUs (objeto de publicação na conferência nVidia GPUTech 2015)  e que permite reduzir a quantidade de radiação a que se submetem hoje em dia as pacientes durante os exames médicos.

A proposta premiada resulta da tese de mestrado do Pedro em Engenharia Biomédica. trabalho interdisciplinar co-orientado pelos Profs. Nuno Matela do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Pedro D. Medeiros do Departamento de Informática da FCT/UNL e investigador da área de Computer Systems do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics.