Audio Space Station - Medalha de Bronze ACE 2014

23-03-2015

O Jogo “Audio Space Station” é uma aplicação para dispositivos móveis desenvolvida no NOVA LINCS/DI/FCT que tem por objectivo ajudar jogadores cegos e amblíopes no treino de localização auditiva e a distinguir conceitos normalmente abordados em aulas de orientação e mobilidade, tais como distinção de frente/ trás, esquerda/direita, perto/longe. Para além disso, o jogo ajuda os jogadores a treinar capacidades de mobilidade.

O jogo, que desenvolvido pelo aluno Diogo Simões (MIEI) sob a supervisão da Professora Sofia Cavaco, ganhou o prémio Bronze Poster Award na conferência ACE 2014. Foi desenhado para dispositivos móveis com touch screen, e cria um ambiente audio virtual com som tridimensional, obtido com head related transfer functions.

O aluno Tiago Morais da Silva (MIEI) juntou-se recentemente à equipa para conduzir testes piloto no Centro Helen Keller em Lisboa com crianças cegas e amblíopes. Os alunos, no papel de um cientista numa estação espacial, tinham que localizar insectos extraterrestres através de sons 3D emitidos por estes e rodar o corpo na direção dos sons.

O jogo foi muito bem recebido pelos alunos e professores de ensino especial. O jogo é muito intuitivo, o que permitiu à equipa observar de imediato o impacto na coordenação motora dos participantes totalmente cegos. No início dos testes estes participantes não mexiam os pés e rodavam só o tronco. Com o jogo, conseguiu-se uma evolução rápida e muito positiva destes movimentos. No final dos testes estes participantes mostravam uma completa liberdade de movimentos, sem receios de chocar com objectos ou paredes, o que mostra que acesso a este tipo de actividades pode ter um impacto positivo na coordenação motora de pessoas cegas.