Bolsa de investigação (BI) para mestre, no âmbito do projecto SyncFree

19-09-2014

Encontra-se aberto o período de candidaturas para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para mestre, no contexto do projecto SyncFree na Universidade Nova de Lisboa financiado pela União Europeia (FP7/2007-2013), FP7 projecto no 609551, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Informática (Computer Science)

2.Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Informática ou equivalente.

3.Plano de trabalhos: O objetivo do projeto SyncFree consiste no desenvolvimento de soluções de gestão de dados para ambientes de computação distribuída de larga escala, que permitam aumentar o desempenho e diminuir a latência através de solução de replicação optimista que minimizem a coordenação necessária entre as réplicas.
No contexto desta bolsa pretende-se investigar as seguintes tarefas. Primeiro, estudar técnicas que permitam verificar a correcção de sistemas replicados com invariantes globais sobre os dados. Em particular, pretende-se desenvolver uma lógica deny/guarantee que permita verificar formalmente a correcção deste tipo de sistemas. Segundo, estudar técnicas de replicação adaptativa para CRDTs (conflict-free data types) que permitam a replicação parcial e dinâmica deste tipo de dados.

4.Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos em vigor.

5.Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Informática e de Tecnologias de Informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Prof. Doutor Nuno Preguiça ou Prof. Carla Ferreira.

6.Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Outubro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

7.Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas definida pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa está sujeita ao Regulamento de Bolsas de Formação Avançada e de Qualificação de Recursos Humanos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e conhecimento prévio do conceitos e tecnologias a utilizar nos trabalhos, com a respectiva valoração de 70% e 30%.

9.Composição do Júri de Selecção:

Prof. Doutor Nuno Preguiça - Presidente
Prof. Doutor Rodrigo Rodrigues - Vogal efectivo
Prof. Doutor Carla Ferreira - Vogal efectivo
Prof. Doutor Sérgio Duarte - Vogal suplente
Prof. Doutora Carlos Baquero - Vogal suplente

10.Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do  Departamento de Informática da FCT/UNL, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, Portugal, sendo todos os candidatos notificado através de email.

11.Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22/9/2014 a 03/10/2014. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada de Curriculum Vitae. As candidaturas deverão ser enviadas  por correio electrónico para o endereço:nuno.preguica@fct.unl.pt