Plano de Estudos

O Programa de Doutoramento em Informática está organizado em três fases:

  • Preparação
  • Investigação
  • Escrita da Tese de Doutoramento 

 

A duração normal do Programa é de 4 anos, sendo que as fases de investigação e de escrita da tese podem ter uma duração variável, mas nunca superior a 6 anos.

Preparação

Na fase de preparação, com duração entre 12 e 18 meses, os alunos devem:

  • Completar as unidades curriculares do Curso de Doutoramento (descrição detalhada disponível aqui). Com a conclusão das unidades curriculares, os estudantes recebem um Diploma de Estudos Avançados.
  • Preparar e defender um Plano de Tese de Doutoramento que motiva e justifica o plano de investigação no contexto do estado-da-arte da respectiva área científica (descrição detalhada disponível aqui).

 

Após a inscrição, a comissão científica do Programa atribui a cada estudante um Tutor (de entre o corpo docente do Programa Doutoral). Os Tutores ficam disponíveis para apoiar os estudantes na fase inicial do curso , em particular na seleção das unidades curriculares do Curso de Doutoramento. Os Tutores serão eventualmente substituídos pelos Orientadores, decididos por mútuo acordo entre o estudante e o professor. Os Orientadores apoiam a preparação do Plano de Tese de Doutoramento e orientam, posteriormente, o trabalho de investigação.

O Plano de Tese é uma prova pública apresentada à Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT) do aluno. A CAT é composta pelo(s) orientador(es) e dois outros especialistas na área específica de investigação, de acordo com as regras e procedimentos disponíveis aqui.

Investigação

Após a aprovação do Plano de Tese, os alunos entram na fase de investigação, sob a supervisão dos seus Orientadores de Doutoramento. Nesta fase, com duração típica de 2 anos, os estudantes devem:

  • Apresentar relatórios de progresso anuais à sua Comissão de Acompanhamento de Tese (descrição detalhada disponível aqui).
  • Participar no Workshop do Programa de Doutoramento, apresentando (pelo menos) duas Flash Talks, por exemplo, uma por cada ano.
  • Preparar e defender a Proposta de Tese de Doutoramento, apresentando um resumo dos resultados da sua investigação descrita no Plano de Tese (descrição detalhada disponível aqui).
  • A Proposta de Tese é uma prova pública, apresentada à Comissão de Acompanhamento de Tese, que avaliará a maturidade e os resultados do trabalho desenvolvido e determinará se é possível a produção da  Tese de Doutoramento após mais um ano de trabalho a tempo integral. Assim, a Comissão de Acompanhamento de Tese aprova a Proposta de Tese e recomenda a passagem à fase de Escrita da Tese, ou determina a necessidade de continuar com as atividades de investigação antes de ser apresentada e defendida uma Proposta de Tese revista.    

Escrita

Após a aprovação da Proposta de Tese de Doutoramento, os alunos entram na fase final do Programa de Doutoramento, a fase de Escrita da Tese. Nesta fase, com duração prevista de um ano, os estudantes devem:

  • Extender ou rever os resultados reportados na Proposta de Tese tendo em consideração as recomendações da Comissão de Acompanhamento de Tese;
  • Preparar e defender a Tese de Doutoramento.

 

A Tese de Doutoramento é apresentada e defendida em prova pública perante um júri, constituído de acordo com as regras e procedimentos disponíveis aqui.