O Programa

O Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa foi pioneiro quando, em 1975,  fundou o primeiro curso superior de Engenharia Informática em Portugal. Desde então o Departamento tem mantido uma posição de liderança em Informática, tanto no ensino superior como na investigação científica. A lista de alumni de Doutoramento conta com mais de 90 diplomados, incluindo os primeiros a obter o grau de Doutoramento em Informática em Portugal, no início dos anos 80.

Na sequência das reformas no Ensino Superior introduzidas pelo Tratado de Bolonha, as actividades conducentes ao doutoramento do DI foram re-estruturadas no Programa de Doutoramento em Informática, um programa de pós-graduação de 3º ciclo. Estes programa visa a formação nas áreas fundamentais e aplicadas da Engenharia Informática de investigadores, professores universitários e líderes em inovação.

A formação e competências adquiridas ao longo do programa proporcionam aos nossos graduados vantagens competitivas quando procuram oportunidades de trabalho em instituições como: 

  • Empresas que baseiam a sua vantagem competitiva e valor acrescentado em tecnologias avançadas de informação e computação, desenvolvidas nas suas próprias unidades de investigação e desenvolvimento;
  • Startups que pretendem explorar o potencial tecnológico dos resultados de investigação desenvolvida nas universidades e centros de investigação, nomeadamente durante o doutoramento;
  • Laboratórios e centros de investigação, públicos e privados, que visam promover avanços na investigação fundamental e aplicada em engenharia informática e áreas afins;  
  • Universidades, Institutos Politécnicos e outras instituições do ensino superior que necessitam de doutorados em informática para as suas atividades de ensino e investigação. 

 

O Programa de Doutoramento em Informática tem a duração de 4 anos. O primeiro é um ano de preparação, que inclui um conjunto de unidades curriculares e culmina com a elaboração de um plano de tese Os três anos seguintes são dedicados a atividades de investigação, escrita e submissão de uma tese de doutoramento. 

As atividades de investigação são desenvolvidas no contexto do NOVA LINCS, o centro de investigação do Departamento de Informática. O NOVA LINCS é uma unidade de investigação nacional na área da Engenharia Informática, líder em Portugal e reconhecida internacionalmente pela qualidade e relevância das suas contribuições científicas e atividades de transferência de conhecimento, classificada como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O NOVA LINCS está organizado em quatro áreas de especialização — Computer Systems, Knowledge-Based Systems, Multimodal Systems, Software Systems — tendo como missão desenvolver investigação científica de excelência em áreas chave da Informática.

A forte atmosfera internacional que caracteriza o NOVA LINCS, com seminários regulares proferidos por especialistas reconhecidos,  é reforçada pela ligação entre o Programa de Doutoramento em Informática e outros programas de doutoramento internacionais em que o Departamento está envolvido: 

Mais informação: