Faculdade

Ensino

Dissertações

A Dissertação funciona administrativamente com duas componentes semestrais que requerem inscrição, tal como as restantes unidades curriculares:

Preparação de Dissertação (MIEI)

Elaboração de Dissertação (MIEI)

Condições de Acesso

  • Preparação: 222 créditos obtidos ou 42 créditos para quem entrou para o 4º e 5º anos do MIEI. Não pode haver unidades curriculares do 1º ciclo por realizar.

  • Elaboração: Aprovação na Preparação de Dissertação do semestre anterior

Funcionamento

Todas as dissertações de Mestrado são desenvolvidas sob a orientação científica de um Professor do Departamento de Informática da FCT/UNL. Esta orientação envolve as duas fases do trabalho dos alunos, nomeadamente as actividades de Preparação de Dissertação e as actividades de Elaboração de Dissertação.

As unidades curriculares de Preparação de Dissertação e de Elaboração da Dissertação funcionam sempre nos dois semestres de cada ano lectivo, de acordo com o Regulamento de Funcionamento das Dissertações de Mestrado (Preparação e Elaboração).

Funcionamento da Preparação de Dissertação - 12 créditos

Tendo como referência o esforço associado a um crédito ECTS (28 horas), a preparação de dissertação envolve uma dedicação do aluno estimada em cerca de 336 horas. É expectável que parte importante do trabalho seja realizado em ambiente de introdução à investigação, no DI/FCT/UNL ou nos Centros de Investigação sedeados no DI/FCT/UNL, podendo abarcar a participação em equipas de projectos de I&D resultantes de colaborações entre investigadores dos Centros de Investigação no DI e empresas ou outras organizações. O objectivo da preparação visa delimitar criteriosamente o tema da dissertação na sua especialidade e nas suas dimensões científica e tecnológica, tendo em vista o planeamento e o enfoque dos objectivos do trabalho a desenvolver posteriormente na fase de elaboração da dissertação.

No final da preparação da dissertação o aluno deverá ser capaz de definir rigorosamente o objectivo da sua dissertação. Para tal deve ser capaz de identificar, de forma precisa, as contribuições e resultados esperados, endereçando os aspectos associados à avaliação ou validação desses resultados e contribuições.

A preparação de dissertação exige que o aluno desenvolva um estudo do estado da arte sobre o trabalho. Este estudo deve cobrir, de forma representativa, trabalho com referências bibliográficas publicadas e deve envolver uma análise crítica e uma argumentação comparativas com os objectivos da dissertação.

No final da fase de preparação o aluno deve apresentar um plano de trabalho aprovado pelo seu orientador, com uma descrição e dimensionamento temporal das principais tarefas a desenvolver na fase de elaboração da dissertação, bem como a sua justificação e eventuais dependências.

Formatos de referência do relatório a apresentar a provas de preparação podem ser obtidas em  LaTeX ou MS-Word . Este relatório não deve ultrapassar as 35 páginas  (excluindo a capa, folha de rosto, resumos, índices e bibliografia). 

Funcionamento da Elaboração de Dissertação - 30 créditos

Esta unidade curricular envolve uma dedicação e foco do aluno na realização dos objectivos e contribuições da dissertação, sendo este esforço estimado em cerca de 840 horas. Nesta fase, o aluno poderá realizar as diversas etapas do seu plano de trabalho no DI/FCT/UNL, nos Centros de Investigação, ou em ambiente empresarial, sempre em estreita coordenação com o orientador da dissertação no DI/FCT/UNL.

Nota: Após as provas e aprovação pelo júri é preciso entregar a versão definitiva da dissertação (pode incluir revisões e sugestões do júri) de acordo com as normas definidas em despachos do Conselho Científico da FCT/UNL. Na  página do estudante do site da FCT/UNL estão disponíveis templates para Word e LaTeX elaborados pelo Prof. João Lourenço. Estes templates estão também disponíveis em  https://github.com/joaomlourenco/unlthesis.

Dissertações em colaboração com empresas ou outras organizações

As dissertações de Mestrado podem ser desenvolvidas em ambiente académico e empresarial, sob a orientação científica de um Professor do DI/FCT/UNL. 

O Departamento acolhe propostas de empresas interessadas no estabelecimento de protocolos de enquadramento de alunos de mestrado, para efeitos de realização de dissertação em contexto académico e empresarial.