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Ensino

Atividade Prática Curricular

Estágio em Empresa OU Investigação Científica OU Projeto

(Atividade Prática de Desenvolvimento Curricular)

Atividade Prática de Desenvolvimento Curricular (APDC) é uma Unidade curricular inovadora, ÚNICA a nível nacional no contexto dos cursos superiores de Engenharia Informática, apenas oferecida pela Engenharia Informática da NOVA, uma mais valia diferenciadora  no currículo dos nossos estudantes. 

Oferece aos estudantes uma experiência integrada, em contexto aberto (ou seja, fora da sala de aulas), de uma actividade técnica aplicada, adequada ao seu nível de conhecimentos, e quando ainda estão a meio do curso.

É uma unidade curricular obrigatória, de 18 ECTS e com a duração de 20 semanas (3 dias completos por semana), colocada na transição entre o blocos base (três primeiros anos) e o bloco de consolidação do MIEI. 

O contexto de realização é variável, por opção dos estudantes, estando disponíveis atualmente três alternativas: projeto de engenharia/inovação, projecto de investigação ou estágio em empresa.

Estágio em Empresa ou Entidade Exterior

Esta opção permite ao estudante desenvolver uma atividade técnica de Engenharia Informática desenrolada no contexto de uma empresa ou instituição exterior ao DI. As actividades típicas, que são propostas por um conjunto alargado de empresas e instituições com quem o DI estabeleceu protocolos e são certificadas pela Comissão do Curso, têm por objetivo promover a integração do estudante em equipas e tarefas que lhe proporcionem um desenvolvimento de relevantes capacidades técnicas e sociais, em contacto imersivo no meio empresarial.

Projecto de Investigação

Lançada no ano letivo 15-16, esta opção permite ao estudante desenvolver um projeto individual de iniciação à investigação científica na área de Informática e Computer Science. Estes trabalhos são orientados por um docente/investigador e realizados no contexto dum projeto de investigação em curso no laboratório de investigação do DI NOVA LINCS. Durante este período, o aluno integra e trablha de forma próxima com elementos da equipa que realiza o projeto de investigação, tipicamente constituída por docentes/investigadores e alunos de doutoramento e mestrado. Muitos dos estudantes que realizaram o seu trabalho no programa UROP acabaram por contribuir para relevantes resultados de investigação do DI / NOVA LINCS, com relevo internacional. As candidaturas devem ser suportadas por carta de motivação, sendo requerida aos potenciais inscritos uma média de curso de 15 valores.

Projecto de Engenharia e Inovação

Esta opção permite ao estudante desenvolver, em equipa com colegas, um projeto de engenharia com componente de inovação, destinado ao desenvolvimento de um “produto / sistema / aplicação” completamente funcional, usando boas práticas e ferramentas, e com qualidade de produção.  O ambiente de trabalho é o Departamento de Informática, sendo oferecidas aos estudantes oportunidades de interação com potenciais utilizadores do sistema a desenvolver, e oportunidades de suporte à evolução futura dos melhores projectos. No final da unidade é costume realizar uma workshop / exposição onde os resultados dos projetos são apresentados publicamente pelos seus autores.

Objetivos gerais de APDC

Apesar de realizadas em contexto social bastante diferente, todas estas vertentes apresentam concedem e reforçam um conjunto de competências comuns.

Saber: Interpretar os requisitos e contexto duma situação problemática de alguma dimensão em ciência e engenharia Informática. Desenvolver, de forma assistida mas autonomizante, soluções, técnicas e métodos a utilizar. 

Saber Fazer: Implementar um ou mais componentes necessários para a solução pretendida, usando instrumentos e ferramentas de desenvolvimento de qualidade industrial. Validar, depurar e avaliar soluções obtidas.

Competências Transversais: Reforçar visão de sistema e relevância social e económica da Engenharia Informática, assim como a autonomia, capacidade crítica, trabalho em equipa, e outros soft-skills relacionados com a atitude pessoal e profissional.