Faculdade

Ensino

Objectivos do MIEI

O Mestrado Integrado em Engenharia Informática tem como objectivo formar Engenheiros Informáticos de concepção habilitados a desenvolver actividades de projecto, liderança, e inovação, por vezes em contexto de investigação, e com bases para aceder a um 3º Ciclo. 

Objectivos

O MIEI é compatível com os princípios de Bolonha, visando a formação em 3+2 anos de engenheiros com o grau de mestre (Mestrado Integrado) através da integração coordenada de dois ciclos de estudos. 

Objectivos do 1º Ciclo (Licenciado em Ciência e Engenharia Informática)

O 1º ciclo do MIEI concede o grau de Licenciatura em Ciência e Engenharia Informática, que permite uma primeira certificação e sólida formação de base em Ciência e Engenharia Informática e mobilidade. O curriculum cobre e extende as recomendações relativas ao núcleo do Computing Curriculum ACM/IEEE 2013 (strawman). O 1º ciclo encontra-se integrado de forma coesa com o 2º ciclo, através de um bloco de unidades de consolidação, e permite aos estudantes no 3º ano desenvolverem, sob enquadramento curricular, uma atividade prática de desenvolvimento integrada (APDC) em ambiente empresarial ou académico.

Objectivos do 2º Ciclo (Mestre em Engenharia Informática)

O 2º ciclo do MIEI finaliza a formação completa a nível de engenharia de concepção, certificada com o grau de Mestre em Engenharia Informática, preparando especialistas habilitados a desenvolver actividades de concepção, projecto, liderança, e inovação. Uma componente importante da formação do Mestre em Engenharia Informática é a elaboração de uma Dissertação de Mestrado, trabalho individual de investigação e/ou desenvolvimento que explora os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Este trabalho original e especialmente concebido para este fim pode ser desenvolvido em contexto académico, ou em colaboração académico-empresarial.

[ Consulte a Estrutura Curricular ]

A Engenharia Informática e as suas áreas profissionais

A Engenharia Informática é a disciplina técnica e científica que permite conceber e construir sistemas de informação empresariais, o Google, o Facebook, os controladores de voo dos aviões, o iPod, sistemas de previsão metereológica, os jogos de computador, os media, o Cloud Computing, as aplicações web, o processamento de imagens e multimédia, os serviços de telecomunicação.

As tecnologias da informação e da computação são das mais importantes infrastruturas de suporte à sociedade moderna. São áreas em crescimento, de elevada empregabilidade, que aliam desafios técnicos de engenharia, de criatividade multidisciplinar, e criam novas oportunidades de negócio.

Os Engenheiros Informáticos são responsáveis pela concepção e construção dos inúmerios sistemas informáticos que desempenham um papel imprescindível na sociedade, na indústria, nos serviços, nos transportes e telecomunicações, na saúde, nas engenharias clássicas, no ambiente, e até nas artes e lazer.

O MIEI forma Engenheiros Informáticos solidamente preparados para participar na construção dos sistemas e das tecnologias da informação do futuro. 

Formação acreditada ao nível E2 da Ordem dos Engenheiros, conforme ao Perfil Curricular da FCT UNL, e valorizada pelo reconhecimento dos empregadores.