História do Departamento de Informática

Departamento de Informática da FCT/UNL foi fundado em 1975, para promoção do ensino e da investigação científica nos domínios da Engenharia Informática e Ciências da Computação. No ano lectivo 1975/1976 foi criada a Licenciatura em Engenharia Informática - a primeira Licenciatura em Engenharia Informática em Portugal.

O DI-FCT-UNL é a escola pioneira no ensino da Engenharia Informática no sistema de ensino superior português. Muitos dos seus docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática em Portugal, como, por exemplo, na primeira ligação do nosso país à Internet, e na graduação dos primeiros doutorados na área.

No presente, consideramos-nos líderes no ensino e na investigação Informática, a nível nacional, e mantemos férteis laços de colaboração com outras escolas congéneres em Portugal e a nível internacional.

O Departamento de Informática da FCT/UNL graduou mais de 1400 Engenheiros Informáticos nos últimos 40 anos. Conta actualmente com cerca de 1000 alunos a frequentar os seus diversos cursos.

O primeiro Mestrado em Engenharia Informática da FCT/UNL foi lançado em 1991, sendo seguido em 1997 pelo Mestrado em Inteligência Artificial. O Departamento de Informática foi fundador do Mestrado Internacional em Lógica Computacional (2º ciclo) em parceria com a Universidade Técnica de Dresden, Universidade Livre de Bolzano, Universidade Politécnica de Madrid e Universidade Técnica de Viena.

Com a adopção do modelo de Bolonha, o ensino a nível de Engenharia foi reestruturado em 2006,  apresentando cursos modernos e inovadores no panorama nacional e internacional, de acordo com o modelo de Bolonha nos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática (1º ciclo) e de Mestrado em Engenharia Informática (2º ciclo). No presente, a precupação com a actualização dos curricula é constante, actividade que tem em conta a opinião dos empregadores.

Em 2011 foi lançado o Mestrado Integrado em Engenharia Informática

O programa de Doutoramento em informática adequado ao 3º ciclo iniciou-se no ano lectivo de 2008, em articulação com os vários programas de Doutoramento internacionais.

As actividades científicas do Departamento de Informática encontram-se enquadradas desde os meados da década de 1990 em Centros de Investigação acreditados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.