Faculdade

Colaboração com o Ensino Secundário

O Departamento de Informática (DI) da FCT NOVA é pioneiro no ensino da Engenharia Informática em Portugal (desde 1975) e tem desde então assumido forte responsabilidade na disseminação desta área científica e tecnológica junto das novas gerações.

As iniciativas que têm sido promovidas pelo departamento destinam-se a várias camadas etárias e objectivos diversos:

Cursos Ciência Viva no Verão

Chamamos-lhe “Back to the classic Arcades”. Para alunos do ensino secundário que procuram uma iniciação à resolução de problemas. Através da construção de jogos de computador ou telemóvel, são transmitidos os conceitos e conhecimentos básicos do computational thinking e da programação de computadores.

Coding Fest

O Coding Fest é uma iniciativa da FCT NOVA destinada a alunos das escolas do Ensino Básico, alinhada com o movimento global “A Hora de Código”, ** e que marcou o início do “Movimento Código Portugal”.

No FCT Coding Fest 2016 participam alunos de 10 escolas numa atividade “A Hora de Código” seguida de um concurso, em representação das suas escolas. No Movimento Código Portugal, participaram mais de 1000 escolas em Portugal.

Expo FCT

O Departamento de Informática participa todos os anos com grande entusiasmo na ExpoFCT, uma mostra da oferta educativa da FCT-NOVA para os alunos do ensino secundário, envolvendo todos os sectores da Faculdade.

Durante a ExpoFCT o DI promove diversas atividades que ilustram princípios da informática e conceitos importantes das ciências da computação, combinando diversão e aprendizagem.

Technovation Challenge

O Technovation Challenge é um concurso global de empreendedorismo social pela tecnologia, vocacionado para raparigas entre os 10 e os 18 anos. O Departamento de Informática da NOVA apoia escolas e alunas candidatas ao concurso.

ToPAS Lx

O ToPAS Lx é a edição da região de Lisboa e Vale do Tejo, organizada pelo Departamento de Informática da FCT NOVA, do Torneio de Programação TOPAS, para Alunos do Secundário. (link para o nacional? ou para os vários TOPAS?)
Este concurso anual de programação tem como objetivo estimular a capacidade de resolução de problemas, aumentando os conhecimentos de Informática e a destreza em programação dos estudantes do ensino secundário.

Contacto: di.secretariado@fct.unl.pt (subject: ligação ensino secundário)