40 Anos Engenharia Informática na NOVA

Em 1975, a Universidade NOVA de Lisboa lançou o primeiro curso superior de Engenharia Informática em Portugal, a Licenciatura em Engenharia Informática da UNL, numa época em que a nível mundial se iniciava a explosão de inovação e conhecimento que lançou a informática como ciência, engenharia, e tecnologia ao serviço de cada pessoa e da sociedade em geral.

Muitos dos docentes que  contribuiram para a construção do Departmento estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, como por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados em Informática em Portugal, assim como na afirmação de Portugal nas várias áreas de investigação e inovação em Informática.

A  investigação realizada no centro de investigação do Departamento, o NOVA LINCS, desenrola-se no contexto de inúmeros projectos e colaborações nacionais e internacionais, muitos destes envolvendo empresas e outros utilizadores de conhecimento. O NOVA LINCS agrega mais de 50 doutorados e cerca de 60 alunos de doutoramento, tendo sido classificado com "EXCELENTE" na última avaliação da FC&T/MEC:

Os programas educacionais do Departamento são reconhecidos pela sua  qualidade e atualidade nos mercado de emprego nacional e internacional, estando integrados com as actividades de investigação a nível da pós-graduação. De acordo com estatísticas recentes, a taxa de empregabilidade dos nossos formados de Engenharia Informática é superior a 99%. Atualmente, mais de 800 alunos, oriundos de todas as zonas do País e vários de fora, frequentam os nossos cursos.

O Departamento de Informática da NOVA desenvolve actividades de integração com a sociedade, nas suas áreas de competência científica, técnica e de formação avançada, contando no seu portfolio com iniciativas em inúmeras atividades de extensão em colaboração com empresas e outras instituições.

Em 2015 o Departamento de Informática da NOVA orgulha-se de ser uma referência no ensino e investigação em Infornática, áreas em que compete a nível internacional.